Bollywood não é dança do Ventre
- Amelize Mattos
- 12 de set. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de mar.

Uma das perguntas que mais respondo quando digo que sou professora ou que danço Bollywood é "Ah, tipo dança do ventre?". No inicio eu fica bem irritada com essa pergunta, mas hoje percebo que é apenas falta de informação. E como eu acredito que compartilhar conhecimentos é importante, vou tentar explicar nesse post as diferenças dessas duas danças e tentar especular porquê há tanta confusão.
Vem comigo!
Vamos começar do começo, geografia! A dança do ventre (Raks Sharki- como é chamada originalmente) vem do Egito. Muito se especula sobre sua origem, mas o que sabemos é que é uma dança de origem popular que foi se modificando com o tempo. O nome dança do ventre vem dos franceses, que em sua ignorância deram esse nome à dança que encontraram quando chegaram ao Egito. Ela foi exportada com esse nome e quando chegou nos USA virou Bellydance e no Brasil Dança do Ventre. É uma dança, por tanto, da África e é bem comum em todo norte da África e países Árabes e Turquia.
Já o Bollywood é indiano, ou seja Ásia. Logo temos aqui nossa primeira grande diferença, as danças tem origem em continentes diferentes. O Bollywood é uma dança mais moderna, que surgiu a partir do cinema de Mumbai. As coreografias criadas para os filmes faziam tanto sucesso que começamos a dançar e posteriormente a criar nossas próprias coreografias. É uma dança que fusiona ritmos e técnicas diferentes dependendo da temática do filme. Ou seja, o contexto onde essa cena passa no filme vai ditar quais técnicas serão utilizadas para compor a coreografia.
Exemplos: Num filme Épico como Bajrao Mastani que se passa no norte da Índia temos diversas coreografias que utilizam da técnica do kathak (danças clássica indiana) para sua composição coreográfica. já o filme Guzaarish, temos uma cena linda de Aishwarya Ray dançando uma fusão com flamenco. Dhoom:2 é um filme super moderno de ação e se passa no Br, nele temos coreografia Dil Laga na que é uma mistura com samba e performances de capoeira.
Dito isso, é possível perceber que o Bollywood pode variar muito dependendo do contexto e musica. Podemos ter fusões com danças clássicas indianas, folclores e populares indianas, jazz, danças urbanas, e uma infinidade de possibilidades, inclusive fusão com dança do ventre. E é aqui que acredito que a confusão acontece.
Vamos voltar um pouquinho para a base, mas agora vamos pensar na história da Índia. O subcontinente indiano sofreu diversas invasões ao longo da sua existência. Algumas das culturas que invadiu, em especial o norte da Índia, foram Persas, Afegãos e algumas nações islâmicas. Logo, eles se espalharam e dominaram boa parte da Índia (exceto o sul). Com essas invasões e com rotas de comercio entres esses grupos também temos um intercambio de culturas muito fortes.
Quando um filme se passa no norte da Índia, onde a influencia dessas nações foi mais forte, há uma grande chance da história do filme retratar algum aspecto disso, seja um Épico ou mesmo um filme mais moderno que vai falar sobre a rivalidade entre muçulmanos e hindus. Nesses casos é bem comum vermos Dança do Ventre (Raks Sharki) bem evidente nas cenas de dança. Também é comum vermos passos associamos a dança do ventre em outras coreografias mais modernas (vamos lembrar que essas culturas se influenciaram mutuamente!!) e acredito que isso possa causar alguma confusão.
Para quem é muito leigo na dança, talvez os figurinos possam parecer semelhantes. Afinal, saia e top é tudo igual SOQUENAO! Obvio que em alguns casos o Bollywood vai fazer uso do figurino de dança do ventre quando essa for a base principal da coreografia, mas isso não quer dizer que o Bolly se resume a isso.
Bollywood é uma dança confusa e complexa mesmo, até aprofundarmos nesse assunto tudo parece meio igual e banal. Se a batida da musica é boa e o bolly é uma fusão por natureza, então posso fazer o que quiser, muitos pensam. Mas isso descaracteriza todo uma cultura.
Claro que você pode sim fazer o que quiser, a dança é sua e você é livre pra isso. Masssssssss se tu quer representar uma cultura através da dança, aí você vai ter que ter um pouco mais de cuidado e estudo. É preciso entender o que se passa naquela cultura para poder criar com propriedade.
Espero ter ajudado a esclarecer um pouco, e se ficou alguma dúvida, é so me chamar!!
Beijos
Ame
Comments